Na mídia

Rio-pretense vai à feira editorial na França

O editor João Paulo Vani, de Rio Preto, viaja para a França na semana que vem, onde participa do 31º Salon du Livre de Paris, maior feira anual do livro da capital francesa, aberta ao público. O evento, que ocorre de 18 a 21 de março, no Paris Expo Porte de Versailles, reúne escritores franceses em ascensão, redatores, produtores e escritores reconhecidos internacionalmente. Além da feira, há debates e mesas redondas.

Coordenador editorial da editora HN, Vani vai divulgar a obra “Cristais de Orvalho”, de Roselis Batista R., no dia 20. As 51 poesias do livro são escritas em português e espanhol. Cada texto propõe uma reflexão sobre o ser, o sentir e o existir. Os poemas falam do amor vivido e das alegrias e ilusões de forma madura.

O convite para participar do evento surgiu por conta da boa receptividade do livro da autora, acadêmica radicada há 15 anos em Paris. “A Europa vive um bom momento de interesse pelas línguas portuguesa e espanhola e, consequentemente, houve uma pretensão pela obra de Roselis”, afirma.

Um dia depois, o editor rio-pretense ainda participa de um evento fechado para profissionais do livro. No mesmo dia, Vani será espectador na palestra “L’Office Dans le Circuit du Livre: Quelles Perspectives Pour Demain?”. O encontro vai discutir os rumos e as perpesctivas da produção editorial, incluindo novas tecnologias. “Vai ser falado sobre o futuro do livro, entre eles o livro digital”, revela.

Para ele, participar de um evento de literatura europeu é uma oportunidade de disseminar a cultura rio-pretense e brasileira. “Minha editora é nova. Integrar um encontro de nível internacional é importante porque incentiva uma projeção”, afirma. Na sua visão, participar do 31º Salon du Livre de Paris é o reconhecimento de um trabalho constante. “Espero que a experiência traga desdobramentos positivos e isso seja colocado em prática.”

Fonte: Diário da Região [leia a matéria completa]

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *