Listamos nesta seção as principais dúvidas de nossos clientes. Conheça nossa empresa, nossas unidades de negócios, produtos e processos. Entenda as principais diferenças entre publicação comercial, por demanda e digital.

 

1. Como se realiza o processo de publicação de um livro no âmbito do Grupo Editorial HN?

A primeira fase do processo de publicação de um livro é categorizar a obra em acadêmico ou não-acadêmico, como: poesia, romance, teatro, crônica, etc.

As obras não acadêmicas seguem o fluxo de produção, enquanto as obras acadêmicas passam por uma nova avaliação, levando a uma nova divisão: a obra é resultado de um trabalho defendido – com prévia avaliação dos pares, ou não?

Se o autor está publicando a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado, após envio da documentação exigida pela editora, o fluxo da produção editorial continua. Caso a obra seja inédita e não seja resultado de um trabalho defendido, sendo uma obra autoral ou de organização, esta obra segue para parecer do Conselho Editorial Acadêmico da HN Editora, que encaminhará o trabalho para pareceristas ad hoc, sendo a publicação efetivada somente após esse trâmite. Neste caso, pedimos ao autor um prazo de, no máximo, 90 (noventa) dias, para que seja divulgado o resultado do parecer.

 

2. Quais são os critérios de avaliação para as obras acadêmicas que não sejam resultado de trabalho defendido? 

Os critérios de avaliação podem variar conforme alguns pré-requisitos. Além de originalidade, atualidade e relevância, o texto deve despertar interesse social. No prazo máximo de 90 (noventa) dias, é deliberado parecer sobre a aprovação ou reprovação do trabalho. O texto pode ser recusado quando não estiver dentro das normas editoriais que pautam o trabalho do Grupo Editorial HN. Se o trabalho for aprovado totalmente, as partes envolvidas (Grupo Editorial HN e cliente) tratarão da publicação, considerando os fatores de interesse mútuo.

A coordenação editorial das publicações fica inteiramente a cargo do Grupo Editorial HN, salvo em casos de coedições, nos quais as responsabilidades de cada uma das partes são definidas conforme contrato preestabelecido. Portanto, decisões quanto a tipo de papel utilizado em capa e miolo, textos de capa e de orelha, projeto gráfico e ilustração de capa são definidos pelo Grupo Editorial HN e pelo cliente (Autor/Organizador).

 

3. Como posso encaminhar meu original ao Grupo Editorial HN?

Não é difícil encaminhar um texto para publicação. O primeiro passo é considerar o tipo de projeto que deseja realizar:

a) Publicação impressa comercial, com tiragem mínima de 500 exemplares: enviar um e-mail para contato@editorahn.com.br, com a cópia digital do texto original anexa e a equipe da HN Editora retornará o contato.

b) Publicação impressa não-comercial, com tiragem sob demanda: acessar a plataforma Livro na Estante e realizar o processo de auto publicação.

c) Publicação digital: acessar a plataforma Seu e-book e realizar o processo de auto publicação.

 

4. O que é a Coleção Domínio Público?

Por uma iniciativa interna, o Grupo Editorial HN decidiu desenvolver uma plataforma para publicar e hospedar livros que já estejam em domínio público.

O objetivo é prover conhecimento acessível a todos, gratuitamente.

 

5. De onde surgiu a proposta do Blog Sustentabilidade?

 

Uma das etapas do processo editorial, a produção gráfica demanda enormes esforços para que a questão da sustentabilidade se mantenha sempre presente.

Pensando nisso, o Grupo Editorial HN desde 2011 somente adquire serviços de indústrias gráficas que possuam o selo do Forest Stewardship Council (FSC) – ou em português, Conselho de Manejo Florestal, uma chancela de que aquela empresa gráfica possui uma certificação de que verifica os cumprimentos de questões ambientais, econômicas e sociais que fazem parte dos Princípios e Critérios do FSC.

O Blog Sustentabilidade é aberto a todos que queiram contribuir. Basta enviar seu artigo para o e-mail  sustentabilidade@grupohn.com.br e, após análise de nossa equipe, ele poderá ser publicado.